Conselho do Samba de Santos, órgão responsável por cuidar das questões envolvendo a cultura do ritmo na Cidade, homenageou o pró-reitor administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e presidente da Santa Cecília TV, Marcelo Teixeira, nesta sexta-feira, 9/11.

Antes da reunião da Liga das Escolas de Samba, realizada no Salão de Atos da Universidade, o presidente do Conselho, Sérgio Luiz de Paula, entregou a mais alta honraria da cultura do Samba, o Brasão do Conselho do Samba, a Marcelo Teixeira, representando todo o agradecimento à Família Teixeira.

“O Conselho só tem a agradecer aos membros da Família Teixeira por toda colaboração que sempre prestam aos sambistas e espero sempre poder contar com eles, pois são pessoas maravilhosas e merecem todas as nossas homenagens”, falou o presidente do Conselho do Samba.

Muito emocionado, Teixeira afirmou que essa homenagem foi uma das mais significativas de sua vida. “Nossa relação de respeito e carinho que temos pelo trabalho do Conselho e de todos os que se dedicam ao samba faz que a continuemos incentivando e motivando para que se mantenha viva uma das festas mais populares da nossa Região. Sabemos do sacrifício, do empenho e da importância deste trabalho junto às comunidades, não só da preservação da memória do samba, mas também das ações sociais presentes em todas as escolas”, declarou o presidente da Santa Cecília TV, após confirmar as transmissões do Carnaval 2017.

Para o vereador de Santos e presidente da comissão especial do carnaval, Cacá Teixeira, esse é um momento de reconhecimento legítimo. “O Marcelo Teixeira é um grande parceiro das Escolas de Samba da Região. Ao realizar a transmissão ao vivo do Carnaval Santista e de outras cidades da Baixada, por tantos anos, pela Santa Cecília TV, já demonstra o seu grande interesse e investimento no Carnaval e na cultura como um todo”, disse o vereador.

Jorge Jeremias de Campos, o mestre Simonal, embaixador mor do Samba e que possui uma longa experiência à frente da bateria da União Imperial, citou um samba de Nelson Sargento para homenagear a Família Teixeira. “Samba, / Agoniza mas não morre, / Alguém sempre te socorre, /Antes do suspiro derradeiro (…). Eu dedico esse samba à Família Teixeira, pois são eles que sempre tiram o samba do sufoco”, afirmou o embaixador.

Na homenagem à reitora da Unisanta, Silvia Ângela Teixeira Penteado, foi ressaltada a importância do samba na vida de todos. “ Mesmo em momentos de crise o samba nos levanta. Vocês não imaginam o que passam ao povo, toda essa alegria e vontade de viver nos ajudam a enfrentar o dia a dia, que, às vezes, é tão árduo. É importante vocês conhecerem o valor desse trabalho. E hoje estamos aqui para aplaudi-los e não ao contrário”, ressaltou Sílvia.

A presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira, enfatizou a parceria da universidade com a cultura do samba.  “A luta de vocês é a nossa luta! A gente sente o sacrifício diário que todos vocês enfrentam, e que nós também enfrentamos desde a época em que lutávamos para colocar a antiga banda do Santa Cecília na rua. Sabemos que todos esses esforços são para transformar sonhos em realidade. Vocês transformam histórias de luta em verdadeiros espetáculos na avenida e sempre, independentemente de qualquer situação, podem contar com o Santa Cecília”, disse Lúcia.