O mapeamento tem o objetivo de estabelecer parcerias  visando construir uma política para o cinema santista, reunindo todas as informações disponíveis sobre cinema.

A produtora Ricci Filmes, do cineasta e pesquisador da Unisanta, Eduardo Ricci começou na última semana um mapeamento, em conjunto com outros parceiros, de um Mapa Cine Afetivo para quem quer filmar ou conhecer os pontos mais marcantes do cinema no município. O projeto foi matéria no site do jornal A Tribuna desta terça-feira, 12/06.

“É independente, algo que será construído com coletivos e convidados. É possível parcerias com a Santos Film Comission também”, declarou  Ricci.  “Um dos objetivos é ajudar a construir uma política para o cinema santista. Há décadas há uma política para não existir uma ação de fato e que ajude a produção de cinema em Santos”, comenta Ricci, que conta com apoio do Era Transmídia de São Paulo”.

Outros itens fazem parte do mapeamento:  os eventos e festivais, a história do cinema, locações em potencial, locações de filmes e séries, músicas santistas para o cinema, imersão em VR/ XR (realidade virtual e realidade estendida), salas de cinema em Santos, instituições de ensino, cineclubes e cinematecas, produtoras e empresas parceiras do segmento, além do conteúdo do canal #LabCineUnisanta.

Ricci fará convites para parcerias com coletivos de audiovisual local, realizadores, empresas, instituições de ensino de cinema, eventos de cinema e a continuação de coleta de dados durante a 10ª edição do Festival da Experiência do Cinema (Cineme-se), que acontecerá de 18 a 20 de julho em Santos e dias 21 e 22 de julho em São Paulo. O evento terá sua programação completa divulgada até o dia 18 deste mês. “Vamos buscar parcerias em São Paulo e outras cidades que já atuaram no cinema realizado em Santos, como na época do movimento superoitista”, diz o produtor.

De acordo com a entrevista ao site de A Tribuna, até março de 2019, “a junção entre o mapa e o Cineme-se trará o desenvolvimento de uma novidade na sétima arte: a preparação de material em realidade virtual e mista. Quem usar o mapa poderá gerar conteúdo e experimentar outros conteúdos no Mapa Cine Afetivo de Santos”.

Eduardo fará gravações e fotografias  em 360/VR em  locais cinematográficos e  locações onde já existiu cinema em Santos. Usando a tecnologia, ele fará imagens dentro desses ambientes e colocará pontos de expansão no mapa para o site ou aplicativo. “O Google Street View já tem a tecnologia, vamos usar algo parecido para construir a interatividade no cinema”.

O Mapa Cine Afetivo será apresentado oficialmente no dia 29 de março de 2019, dia em que o Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília (Unisanta) completa 20 anos de existência.