Livro com microcontos de Marcus Vinicius Batista será lançado dia 23/9

560

O jornalista e professor escreveu “A vida começa aos 140”, reunindo contos escritos em 140 caracteres em uma rede social

Acostumado a escrever textos mais longos, como crônicas e artigos, o jornalista e professor do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Marcus Vinicius Batista “Marcão”, em conversa com um amigo, foi instigado a experimentar contar histórias em uma rede social, que só permitia textos com, no máximo, 140 caracteres. Para o jornalista,  isso significava “grilhões que poderiam amarrar qualquer tentativa de criatividade, ainda mais num enredo ficcional”. A história se passou em 2009, quando essa rede social estava em alta.

Quase uma década depois, com 160 microcontos publicados, o jornalista decidiu reunir 140 deles no livro “A vida começa aos 140”, que será lançado no dia 23 de setembro (domingo), às 16 horas, no Salão Verde da Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos.

Embora seja uma obra de ficção, as inspirações para os microcontos surgiram no cotidiano. Os leitores encontrarão temáticas como crítica social, patologias psicológicas, relacionamento, morte, trabalho, comportamento humano, relações com tecnologia, entre outras.

As 140 microhistórias ganharam vida com ilustrações do amigo e cartunista DaCosta. Hoje, as criações do jornalista já ganharam outras redes sociais, e também podem ser lidas no blog Contos Minúsculos.

“A ideia de transformar a experiência em livro começou em 2016. Gostei da sugestão pela possibilidade de voltar às origens, ou seja, um tipo de texto que nasce e cresce nas tecnologias mais recentes e que reaparece no formato mais tradicional de impressão da palavra. Para mim, o livro ainda é a mais nobre casa para acolher as palavras”, justifica o autor.

A obra é um lançamento da Editora Ateliê de Palavras, editada pela jornalista Beth Soares, com projeto gráfico feito em parceria entre ela e DaCosta, e capa do designer gráfico e publicitário André Reis.

A Editora – O Ateliê de Palavras é uma editora santista fundada em 2015 pelo casal de jornalistas Beth Soares e Marcus Vinicius Batista, focada em autores da região. “A vida começa aos 140′ é o 14º livro lançado pela editora.

Serviço

Lançamento do livro “A vida começa aos 140”

Data: 23 de setembro de 2018

Horário: a partir das 16h

Local: Salão Verde da Pinacoteca Benedito Calixto (Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, Santos)

Entrada: gratuita

Preço do livro: R$ 20

Fonte: assessoria de imprensa ateliê de palavras