Após cinco meses de processo criativo e produção, estreia o espetáculo em live cinema “Parpadeo”, dias 4 e 5 de agosto, às 20h, no Teatro do Sesc Santos.

Projeto realizado pelo jornalista e cineasta Eduardo Ricci, desde 2008 em parceria com o LabCine Unisanta Transmídia. O espetáculo mistura cinema ao vivo, teatro,performance e video mapping, numa narrativa não linear para abordar a relação homoerótica do indivíduo que submergiu no silêncio da cidade. A rua, o café, o viaduto, o porto, a estrada de ferro, o ônibus e o metrô converteram-se em lugares nos quais o olhar prevaleceu sobre o discurso.

O Labcine Unisanta é um grupo de estudos que tem por objetivo oferecer aos alunos participantes um maior acesso à diversidade da informação convergente transmídia, nas múltiplas plataformas e dispositivos móveis usados por videoativistas e pela imprensa tradicional.

Assista ao teaser:

Um cinema sem fronteiras…

A narrativa não linear segue como fio condutor para levar o espectador a uma imersão expandida, a partir do dialogo entre o corpo masculino, a cidade e o desejo entre homens. Como num parpadeo, que significa “piscar de olhos” em espanhol, o ator/performer percorrerá seu imaginário a partir de fragmentos, buscando a construção do objeto de seu desejo e simultaneamente viverá o processo de construção do sujeito desse mesmo desejo.

Processo criativo

Esta apresentação em live cinema faz parte da trilogia dos corpos, os dois espetáculos anteriores foram o “Como Assim?!…” e o “Chamei Porque Te Amo”, realizados respectivamente entre 2011 e 2014. Todos fazem parte das pesquisas e práticas do ensaio videofotográfico “Verticidades”, que aborda as interações com as esquinas e o momento de crise e escolhas, vividos no ambiente urbano contemporâneo. Esta ação também faz parte dos estudos para o CINEME-SE 2016 – Bienal Transmídia da Experiência do Cinema e celebra os 20 anos de carreira em cinema do autor do Projeto.

Oficina: O corpo masculino como espaço de significação

No dia 5 de agosto, será realizada uma oficina em formato de bate-papo sobre o processo criativo do live cinema, às 15h, no palco do Teatro do Sesc Santos. O tema central é a relação homoerótica do indivíduo que submergiu no silêncio da cidade. Com dinâmicas e falas que abordarão o desenvolvimento do individualismo urbano, com foco no ideal moderno de masculinidade. Além da equipe, participará como convidada a sexóloga Marcia Atik.

Com direção de Eduardo Ricci, performance com Leôn Moreno, direção corporal de Erika Karnauchovas, produção de Alex Ramos e Andrea Paganini, VJ convidado: Dado França. Realização da Ricci Filmes em parceria com o Sesc Santos. Apoio cultural da Universidade Santa Cecília, Cineclube Lanterna Mágica, Fórum da Cidadania de Santos e Vídeo Paradiso.

O que é live cinema?

É uma apresentação com execução simultânea de imagens, sons e ações performáticas apresentadas diante da plateia. A improvisação e o acaso fazem parte de um processo que resulta na possibilidade de criação e vivência, por parte do público, de uma experiência audiovisual expandida, sensorial e imersiva.

 Como participar?

Para o espetáculo, os interessados devem retirar ingresso gratuitamente na bilheteria do Sesc Santos; já para participar da oficina com bate-papo, a inscrição deve ser feita na central de atendimento. Mais informações pelo e-mail: email@santos.sescsp.org.br, telefone: (13) 3278-9800 ou no blog: www.verticidade.blogspot.com.

EQUIPE – PARPADEO

 Eduardo Ricci (Diretor)

Trabalha com cinema desde 1995, é jornalista, fotógrafo e diretor de cinema. Já realizou seis curtas-metragens, três exposições fotográficas com colagens e videoinstalação, coordena o Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília (Santos/SP) desde 1999, é diretor do CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema, evento realizado em parceria com o Sesc Santos desde 2004. Leciona sobre fotografia, cinema e vídeo em cursos de extensão universitária, na UNISANTA. Desenvolve trabalhos audiovisuais a partir do cinema como prática social, com crianças e deficientes visuais. Realiza, a partir de 2008, o projeto Verticidades, que consiste num ensaio videofotográfico sobre esquinas de cidades nacionais e internacionais. Como parte dos estudos e práticas do Projeto Verticidades, dirige e atua como VJ nos espetáculos em live cinema: “Como Assim?!…”, “Chamei Porque Te Amo” e “Parpadeo”.

Erika Karnauchovas (Diretora corporal)

Mestre em Artes Cênicas com a pesquisa “Um Processo Criativo em Dança Contemporânea: a simbiose Pedra/Osso na conexão entre os Princípios da Eutonia e os Fatores do Movimento”, concluída em 2008, no Instituto de Artes da Unesp, SP. Graduada em Dança pela Universidade Metropolitana de Santos (1996) e em Educação Artística pela Universidade Santa Cecília (1992). É professora no curso de Gestão de Moda, da Unisanta, e no curso de graduação em ensino à distância de Artes Visuais, na Unimes, em Santos/SP. Tem experiência na área das Artes Plásticas e Cênicas, com ênfase em Performances e Dança Contemporânea, dirigindo e atuando como pesquisadora e intérprete/criadora.
Leôn Moreno (Performance)

Ator formado pela Oficina de Atores Sagarana. Estudou aulas de canto com Rubens Soares e fez curso de expressão corporal com Liana Mateus. Participou das peças ”Quem sou eu”, em Espaço Sagarana, 2010; ”E. M. Cioran – Palestra sobre nada”, em Casa das Rosas – SP, Aliança Francesa-SP, Espaço Bella (verificar se é isso mesmo??) de artes – MG, 2012-2013; ”Jornada sem volta”, em Teatro Incena – SP, 2014; ”Depois de muitas primaveras a vida é que floresce”, em Teatro HC – SP, 2014; Doce como a chuva”, de Tennessee Williams. (Espaço Sagarana), 2013. No cinema, participou dos curtas-metragens: ”Vestido Anos 50”, Instituto Criar TV e cinema; ”Me aceita”, Fundação Cásper Líbero; ”Roteiro Programado” – Web série: RPG; ”Aquém a vida”, Influência Filmes; ”Anete/Nicolau”, Sagarana Filmes; ”COXIA”,Sagarana Filmes; ”Sexo, Drogas e Rock in Roll”, Instituto Ressoar; ”Anônimo”, Fundação Cásper Líbero; ”Almeida Junior, o menino de Itu” – ND Produções, documentário.

Alex Ramos (Produção)

Atua como cinegrafista em diversas produções culturais e esportivas. Atualmente realiza estudos e pesquisas em produção multimídia com dispositivos móveis.

Andrea Paganini (Produção)

Artista plástica, trabalha com produção audiovisual interativa desde 2011.
Contatos do Diretor e Produtor Executivo Eduardo Ricci
Tel.: 98133-9029 – E-mail: cinericci@yahoo.com.br