Jornalista e roteirista de cinema, inclusive de curta que concorreu ao Oscar, Torero faz palestra aberta ao público nesta terça (8), às 19 horas, na Unisanta.

O 7º Encontro do Ciclo de Palestras dos 10 anos de Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) terá a presença do escritor e roteirista José Roberto Torero. O evento será aberto ao público no Cineclube da Unisanta, no Bloco E, 4º andar, nesta terça-feira, 8/11, às 19 horas.

Com o tema “Adaptações literárias e cinematográficas”, a proposta é refletir sobre os cruzamentos de conteúdos nas mais diferentes mídias nos dias de hoje. Embora ainda prevaleça a adaptação de livros para o cinema, o contrário também ocorre, além de linguagens como HQs, videogames, séries de TV, entre outros formatos.

Nascido em Santos, José Roberto Torero é formado em Jornalismo e Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Autor de mais de 30 livros, 20 deles com o também santista Marcus Aurelius Pimenta, Torero foi roteirista do quadro “Retrato Falado”, com Denise Fraga, exibido no Fantástico, da Rede Globo. Além disso, ele escreveu o roteiros de diversos filmes e dirigiu “Como fazer um filme de amor”, com Denise Fraga e Cássio Gabus Mendes. Roteirizou o curta “Uma História de Futebol”, que concorreu ao Oscar, e diversas séries de TV, como FDP, do canal HBO. Torero foi colunista do jornal Folha de S.Paulo e do portal UOL.