O pró-reitor da Unisanta, Marcelo Teixeira e jogadores / ex-jogadores como Pelé, Clodoaldo, Pepe, Robinho, Ganso e Gabigol estão entre os homenageados da mostra.

Profissionais da área de design, arquitetura e artes transformaram 90 bolas de futebol em objetos artísticos, homenageando jogadores, profissionais do futebol, dirigentes e demais nomes de peso. A cada um deles foi dada a missão de representar um homenageado no símbolo máximo do futebol, a bola. Denominada ball.art “Quando uma bola vira arte”, a mostra percorre sete cidades do Estado de São Paulo, entre elas, Santos, onde estão expostas 43 das 90 bolas.

Entre os artistas selecionados estão quatro arquitetos formados pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), Gabriela de Miranda Santos, Rodrigo Santana, Rafael Bonavito e Gabriel Pessoa.

O pró-reitor da Unisanta, Marcelo Teixeira, é um dos homenageados. Teixeira é presidente do Conselho Deliberativo do Santos e foi presidente do Clube em duas gestões, de 1992 a 1993 e de 2000 a 2009. A exposição pode ser visitada até 1º de julho no Memorial das Conquistas do Santos, Rua Princesa Isabel, s/n – Vila Belmiro – Santos (Portão 15).

Além de Teixeira, nomes como Pelé, Clodoaldo, Pepe, Robinho, Ganso e Armando Gomes, apresentador do programa Esporte por Esporte da Santa Cecília TV, também foram temas das bolas artísticas. Toda a verba arrecadada com as vendas das bolas customizadas será revertida para o Fundo Social de Santos.

Marcelo Teixeira – A bola “Paixão Santista”, da artista Shirley Vaz Vedovate, faz homenagem a Marcelo Teixeira. “A minha ball.art foi inspirada nos escudos do Santos Futebol Clube, pois estes contam um pouco do nascimento, da história e da trajetória do clube. Meu homenageado não é um craque do futebol, mas um craque da evolução do clube durante um grande período, marcando história nas conquistas de vários títulos”, afirma Shirley.

Talentos Unisanta – Homenagear cada menina ou mulher que um dia teve o futebol como um sonho ou paixão, mesmo com todos os preconceitos e obstáculos, foi o objetivo de Gabriela Miranda, formada em Arquitetura pela Unisanta em 2016, uma das expositoras. Como tema Mulheres do Futebol, Gabi nomeou sua bola de Resistência e Vitória.

Para compor sua obra, Gabriela utilizou pincel e tintas para artesanato, PVA e acrílico, para arte em geral e também caneta posca para a parte escrita. “Trabalhei com todos os estilos presentes nos meus trabalhos, o preto e branco e o streetart, que historicamente são ferramentas para protesto, que é uma das intenções dessa obra”.

Segundo a artista, desde a primeira partida de futebol feminino, as mulheres lutam por espaço, equiparação de salário, estrutura, respeito, e isso começa desde as escolinhas de futebol. “Dedico esta bola àquelas que não desistiram quando ouviram que o futebol não era coisa de menina, que conseguiram fazer do esporte sua profissão, as que conquistaram o lugar de melhor jogadora do mundo e também as que fizeram do seu país um campeão mundial”, completa.

Gabi, que estudou no Colégio Santa Cecília desde a 6ª série, lembra ainda que a Universidade Santa Cecília sempre abriu espaço para desenvolver suas duas paixões: o futebol e a arte. “O espaço e o apoio que pudemos ter é coisa rara quando se fala de futebol feminino, em todos os níveis, desde o colégio até a graduação. Lá, muitas têm a oportunidade de finalmente praticar o esporte que amam”.

Quanto ao apoio nas artes, a arquiteta recorda que foi ela quem estampou dois murais da Unisanta. “O primeiro foi no Ateliê de Arquitetura, no Bloco M, e o segundo, na lateral da Academia. Na Universidade, temos a abertura de expor nossas ideias e nossa criatividade, sou muito grata por tudo isso”.

Rodrigo Santana, Rafael Bonavito e Gabi Miranda

Outros artistas – Rodrigo Santana e Rafael Bonavito, também formados em Arquitetura, homenagearam Clodoaldo Tavares de Santana. Com a obra “CORRÓ”, apelido do jogador, os arquitetos escolheram homenagear Clodoaldo por ser um dos ídolos do futebol santista e brasileiro. “Foi um dos heróis da Copa de 70, quando, durante o jogo do Brasil contra o Uruguai, acabou com a vantagem do time adversário ao empatar a partida no final do 1º tempo, com uma jogada inédita, reconhecida pelos próprios colegas, levando o time não só à vitória, como também ao tricampeonato mundial”. Também participou do trabalho Marianna Barbosa.

O ex-aluno de Arquitetura, Gabriel Pessoa, é outro selecionado como expositor. O arquiteto, ao lado de Gil Medeiros, homenageia Gabriel Barbosa (Gabigol), com a bola intitulada Cosmopolita. “Inspirada nos grandes centros urbanos, traz uma linguagem contemporânea e jovem que traduz muito sobre a personalidade homenageada, o incrível Gabigol. Nossa proposta é apresentar um olhar maduro, rígido, que passeia sobre várias técnicas de acabamento e cores, que vão desde o mais delicado tom ao mais profundo preto, priorizando equilíbrio construtivo e um resultado final descolado”.