O escritor  e jornalista Ronaldo Andrade lançará seu novo livro “Eleição de Síndico” na Feira do Livro de Lisboa, em Portugal.  A sessão de autógrafos ocorrerá no dia 01 de junho (sexta-feira), às 20 horas,  no Parque Eduardo VII.

Em entrevista ao Jornal A Tribuna da última segunda-feira (22), Ronaldo conta que escreveu a obra em formato de texto dramático, com diálogos, como numa peça de teatro, colocando como moradores os personagens que, em  sua opinião, representam  grande parte da sociedade como, por exemplo, homens brancos, feministas, homossexuais, negros, ambientalistas/vegetarianos e religiosos, entre outros.  O escritor propõe que a sociedade possa estabelecer um diálogo equilibrado sobre todas essas questões.

Sobre Ronaldo Andrade

Ronaldo Andrade se formou em Jornalismo pela Unisanta em 2008. Em seguida,  fez duas pós-graduações. A primeira, de Política e Relações Internacionais na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP/SP) entre 2009 e 2010 e a segunda, de Gestão Pública Municipal em EaD (Ensino a Distância), pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), entre 2013 e 2016.

Sua primeira obra publicada foi a coletânea ‘Apenas contos, artigos e poesias’,  em 1999. Também participou da produção do livro ‘Rota do Sol 2’ , da também jornalista Rosana Valle,  e que foi lançado neste ano. Entre outras atividades estão a participação no projeto ‘Cá entre nós: Brasil e Portugal’, da Editora Matarazzo –junho 2017; participação na antologia poética ‘Momento do Autor III’, da Secretaria de Cultura de Santos, 2008; a obra Torero, um autor multimídia’ (2008) – Trabalho de Conclusão de Curso  sobre o escritor José Roberto Torero, autor do best-seller `O Chalaça’, ganhador do prêmio Jabuti em 1995.

Também escreveu:  ‘A mulher do comboio’ (romance, Portugal, 2003), um lançamento independente; uma participação na antologia poética ‘Poiesis – volume IX’ (Editorial Minerva – Portugal – 2003);  ‘Apenas contos, artigos e poesias’ , lançamento independente (coletânea, 1999). Colaborou com a Mirante, revista literária santista,  nos períodos de janeiro de 2001, julho de 2007 e novembro de 2011.

O escritor acumula também participações na Bienal de São Paulo (2014 e 2018 – mês de agosto), nas feiras literárias de Lisboa (2002 e 2004), na Feira Literária de Barcelona (2004) e na Feira Lusófona de Paris (2004).