A matéria aborda as programações especiais que estão sendo realizadas neste ano. O texto ocupa cerca de um terço da página, em seis colunas, com foto. 

Para festejar os 20 anos de existência do Cineclube Lanterna Mágica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), o idealizador Eduardo Ricci está promovendo diversas programações especiais para os amantes do cinema. Esses eventos foram destaque em matéria do jornal A Tribuna desta quinta-feira (6/6).

O texto, da página D-2 do Caderno Galeria, salienta que,  nesta quinta-feira,  haverá a exibição do filme Comer, Beber, Viver, do diretor Ang Lee, às 19h. Mas antes, “uma pré-sessão com direito à degustação de cafés especiais, feitos em diferentes técnicas e harmonizados com sabores que dialogam com o longa de 1995”  será realizada no Cineclube Lanterna Mágica.

O responsável pelas ações no local, Ricci, comenta ao jornal que o filme demonstra sentimentos que também podem ser encontrados na gastronomia. “Esse filme fala sobre o amor a partir da gastronomia. A maneira de um pai, que se sente sozinho, demonstrar seus sentimentos por meio da preparação de um alimento. O cinema também carrega muito disso”.

Já sobre a relação entre o cinema e o café, em que ambos já tiveram grandes momentos históricos, Ricci diz que é um jeito de se ter um olha diferenciado sobre o tema. “Por isso, acho importante envolver a gastronomia, o cinema e a questão urbana. É uma forma de olhar o meio não só como um entretenimento”.

Uma das degustações será com um pão chinês. O  texto explica que é um alimento ‘feito no vapor, que além de estar presente no filme, possibilita trabalhar a questão do sabor’. Eduardo Ricci revela que,  após a exibição do filme, será esclarecida ‘a razão do pão chinês desenvolver uma interação mais íntima com o filme’.

O texto é dividido em seis colunas e três subtítulos. Na segunda parte do texto, é abordado um pouco sobre a importância do Cineclube Lanterna Mágica. Segundo Ricci, sua importância está na forma como é trabalhada  a  “questão de decifrar o cinema, criando um debate após as sessões”.

“O principal é aquilo que temos de legado. Foram muitas conquistas durante essas duas décadas. Trouxemos diferentes realizadores, pessoas que pensam no cinema como uma política cultural”, diz Ricci.

Também são citadas  as visitas que o Cineclube recebeu antes Agência Nacional do Cinema ser criada, em 2001. Nomes como Manoel Rangel, Alfredo Manevy, Renato Nery, fundadores da Spcine. “Na época, servimos como um braço para que as pessoas pudessem ouvir aquilo que estava sendo dito na Capital”, comenta ao jornal.

Ao final do texto, é divulgado o próximo evento do Cineclube, a exibição do documentário Visages, Villages, no dia 27 de junho. O enredo do documentário é sobre ‘o cinema dentro dessa estrutura de expansão nas cidades’.

Em julho, o local terá uma pausa e retornará as atividades em agosto, ‘com a ideia de apresentar novas experiências gastronômicas antes de longas-metragens do diretor britânico Alfred Hitchcock (1899-1980). A programação especial segue até novembro’.

O Cineclube Lanterna Mágica fica no 5º andar do Bloco E da Unisanta. A entrada dos eventos é gratuita, mas há a necessidade de fazer a reserva pelo e-mail cinelanternamagica@gmail.com.