Obra de Lúcia Teixeira revive Pagu, no Festival Santista de Teatro. A mostra poderá ser visitada de 25/8 a 2/9, na Cadeia Velha, 1º andar. A abertura está programada para sábado (25/8), às 15h.

Como não poderia deixar de ser, a 60ª edição do Festival Santista de Teatro, mais antigo evento do gênero no Brasil, homenageará uma de suas incentivadoras, Patrícia Galvão, a Pagu. Com o mote “Mulheres em Cena: Da luta de Pagu aos dias de hoje”, muitas das atrações desta edição serão voltadas para essa militante cultural, que tanto lutou pela cultura e pelo teatro brasileiro.

Entre as atrações, estará a exposição organizada pela biógrafa de Pagu, Lúcia Teixeira. Além de escritora, Lúcia é presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e do Centro Pagu Unisanta, que mantém cerca de três mil documentos catalogados e digitalizados sobre a vida e a obra de Patrícia Galvão. Aberto à pesquisa e à comunidade, incentiva a produção de conhecimento e o diálogo sobre a realidade brasileira.

“Vamos celebrar a cultura, como espaço de transformação. Pagu, incansável na busca por conhecimento, na atuação de vanguarda na literatura, no jornalismo, na cultura e nos costumes sociais, instigante e polêmica, é resgatada em imagens e textos belos e fortes, como foi a sua vida. Com sua mensagem corajosa, mostra muito de Santos, do Brasil e de cada um de nós. A exposição ocorrerá no local em que Pagu foi detida, a primeira presa política do Brasil. Foi na cela 3 da Cadeia Velha, em 1931. A exposição mostra a cultura e o pensamento como espaços de liberdade “, explica a curadora, Lúcia Teixeira.

2018 celebra também trinta anos desde a primeira publicação de Lúcia sobre Pagu. São obras que foram indicadas ao Prêmio Jabuti, o mais importante na Literatura brasileira, além de serem motivação para teses, livros, filmes, peças e outras produções culturais e científicas.

Visitação

A partir do dia 25/08, às 15h, na Cadeia Velha, 1º andar (Praça dos Andradas, s/n.º, em Santos), o público poderá prestigiar a exposição Viva Pagu. A mostra pode ser vista até 2 de setembro, das 8h às 20h.

“Essa é mais uma oportunidade para que o público da Baixada Santista e nossos visitantes conheçam um pouco mais sobre a jornalista, militante política e disseminadora do teatro amador em Santos e no País ”, explica a curadora, Lúcia Teixeira.

A Exposição Viva Pagu é dividida em três atos. Traz manuscritos inéditos de suas obras, suas cartas, fotografias legendadas por ela e cadernos, reunidos por Lúcia durante mais de 22 anos de pesquisa, desde que publicou seu primeiro livro sobre Pagu, em 1988, “Pagu- Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo”, ao qual se seguiram “Croquis de Pagu” e “Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão”, que Lúcia escreveu em parceria com o jornalista Geraldo Galvão Ferraz, filho mais novo de Pagu. Essa exposição já percorreu várias cidades do País.

Ainda fará parte da exposição a mostra Croquis de Pagu. Extraída do livro homônimo da biógrafa, apresenta desenhos que permaneceram inéditos por 75 anos. Inicialmente, eles estavam em poder de Oswald de Andrade. Com a sua morte, passaram ao filho Rudá de Andrade, que os entregou à Lúcia em 2004.

Além dos Croquis, também estão representadas as obras do Álbum de Pagu, este que foi entregue como presente para Tarsila do Amaral, pela própria autora. As duas produções são de 1929, período em que Patrícia Galvão emerge no Modernismo, sob a tutela de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. Lúcia incluiu, no livro e na exposição, fotos de momentos importantes de Pagu, além de amplo material de pesquisa, como jornais, de 1931 a 1959.

O FESTA 60

A 60ª edição do FESTA – A sessão de abertura está marcada para o Teatro Coliseu, no dia 24 de agosto (sexta-feira), às 21h. O Festival acontece entre os dias 24 de agosto e 2 de setembro.

A seleção para escolha dos espetáculos regionais aconteceu em uma curadoria coletiva na sala Plínio Marcos do Centro Cultural Cadeia Velha e contou com a participação de 27 dos 40 grupos da Baixada Santista que inscreveram seus projetos no edital.

Ao focar a diversidade teatral, o FESTA 60 apresentará um importante recorte da atual produção brasileira adulta e infanto-juvenil em seus mais variados gêneros e formatos, inéditos ou não, em espaços convencionais, alternativos e de rua. Todas as sessões serão gratuitas e distribuídas por vários pontos da cidade, contemplando assim diferentes públicos.

O festival é uma parceria entre o Movimento Teatral da Baixada Santista, o Sesc Santos, a Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Santos, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Governo do Estado de São Paulo – ProAC 2017 e o Ministério da Cultura – Governo Federal.

Festival Santista de Teatro

Criado em 1958, por Paschoal Carlos Magno, o FESTA é o mais antigo festival de artes cênicas em atividade do Brasil, reconhecido pelo Governo Federal com a Ordem do Mérito Cultural.

Sessenta anos depois, celebra a trajetória de sua incentivadora – a escritora, jornalista, produtora cultural e militante política Patrícia Galvão, a Pagu. E a de tantas mulheres que inspirou a se tornarem protagonistas, nos palcos e na vida.

O evento, onde despontaram dramaturgos como Plínio Marcos e Carlos Alberto Soffredini, também se posiciona historicamente ao propor o debate e a reflexão sobre as artes e políticas culturais. Pelos seus palcos já passaram atores com Regina Duarte, Cleyde Yáconis, Ney Latorraca, Sérgio Mamberti, Bete Mendes, Jandira Martini, Nuno Leal Maia, Herson Capri e Alexandre Borges, entre outros.