No encerramento das exposições, haverá a apresentação do curta Vila Belmiro, às 20h, no Cineclube Lanterna Mágica, Rua Cesário Mota, 8, no Bloco E – 5º andar.

Desde o dia 29 de novembro, estão abertas para visitação, duas exposições nas Bibliotecas Central e da Saúde em comemoração aos 30 anos do Teatro Experimental da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). As mostras ficarão nos locais até esta quarta-feira (14/11).

Na Central, estão reunidos 30 cartazes produzidos para espetáculos montados pelo grupo nos últimos 30 anos, a maioria criada pela coordenadora do curso de Produção Multimídia da Unisanta e colaboradora do TEP durante este tempo, profa. Márcia Okida. Dentre as obras de Márcia, estão “A Leitura” (2014); “A Carta” (2011); “Olhos de Fazer Morder” (2010); “Vila Belmiro” (2002/2003), entre outros.

Às obras da docente, somam-se criações desenvolvidas pelo designer Rafael Branco, como “Medo de Mim” (2006/2007) e “TEP 45 anos” (2014), e pela parceria Gilson Barros e Tales Ordakji, com os cartazes “As 4 Esposas (2016); As Fiandeiras (2018); “Senhorita Wanda” (2018), entre outros. Os painéis estão localizados no hall de entrada da Biblioteca.

Também no hall de entrada, mas, na Biblioteca da Saúde, estão expostos os croquis e figurinos criados por Gilson de Melo Barros para espetáculos de diretores parceiros do TEP – Miguel Hernandez, Ludmilla Corrêa, Neyde Venezino, Platão Capuro e Simone Soffredini. Os croquis são dos vestuários das peças “Volpone” (2016); “Como ensinar” (2015); “Matriosca” (2016); “Ègebé” (2017); “Histórias do Boi” (2017); “As meninas da roda” (2013); e “Farrandança” (2011).

Além dos croquis, faz parte desta exposição a mostra de oito figurinos criados para espetáculos montados pelo TEP, com criações assinadas por Gilson e arte de Lindalva Parolini. Os figurinos são das peças “A Leitura” (2016); “As 4 esposas” (2017); e “As cirandas de Maria (2017).

Vila Belmiro

No encerramento das exposições, nesta quarta-feira (14), às 20h, haverá a apresentação do curta Vila Belmiro, no Cineclube Lanterna Mágica, Rua Cesário Mota, 8, no Bloco E – 5º andar.

O curta aborda o período da ditadura militar na cidade de Santos sob o ponto de vista de sua heroína, Dona Jacirema, às voltas com o período e a criação de seus quatro filhos. O roteiro, assinado pelo diretor do curta, Gilson de Melo Barros, contou com a colaboração sempre presente na história do grupo da professora Beatriz Rota Rossi que, com seus relatos vivenciais sobre o período, trouxe ao trabalho sequências quase prontas, já desenhadas, a história viva.

Vila Belmiro foi desenvolvido na amplitude dos trabalhos realizados pelo do TEP-Unisanta, com a colaboração de alunos e professores da Unisanta, tendo como protagonista a atriz santista Bete Mendes.