Espetáculo Timothy, do Colégio Santa Cecília, será reapresentado nesta segunda (7/11), no Teatro Municipal

396

O espetáculo Timothy, uma homenagem ao cineasta Tim Burton encenada pelos estudantes da Oficina de Teatro do Colégio Santa Cecília, está entre as melhores apresentações do Ensino Médio do Festival Estudantil (Festes). O evento foi realizado em outubro, no Teatro Guarany, e contou com a apresentação de escolas municipais, estaduais e particulares dos Ensinos Fundamental e Médio de toda a Baixada Santista. Devido ao sucesso da peça, o espetáculo será reapresentado nesta segunda (7/11), às 19 horas, no Teatro Municipal Brás Cubas.

Com direção da Profa. Eryka Rosa, responsável pela Oficina de Teatro do Colégio, a peça foi apresentada por 26 estudantes do Ensino Médio, caracterizados como os principais personagens de Tim Burton, como o Chapeleiro Maluco, Willy Wonka, a Noiva Cadáver, entre outros. De acordo com a docente, o tema foi escolhido em junho e os ensaios foram realizados nos meses de agosto e setembro, a partir de pesquisas de linguagem e expressão. Além de atuar, os alunos também foram responsáveis pela maquiagem e figurino do espetáculo.

“Foi desafiador por conta da megaprodução que envolveu a peça. Um trabalho intensivo de pesquisas, maquiagem, figurino,  imagens e música. O grupo cumpriu a tarefa maravilhosamente”, afirmou a professora.

Além das pesquisas em sala de aula, o grupo também realizou pesquisas externas para a apresentação. “Agradecemos à instituição por proporcionar que o grupo pudesse ir à São Paulo para assistir ao musical Wicked, à exposição O Mundo de Tim Burton, no Museu da Imagem, além de assistir ao filme “ O Lar das Crianças Peculiares”, que tem direção de Tim Burton e está em cartaz no cinema. Tudo foi utilizado como apoio e fonte de pesquisa, explica Eryka.

Oficina de teatro – A Oficina de Teatro é oferecida gratuitamente aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Santa Cecília. O grupo já participou de diversas apresentações e já recebeu prêmios, no Festes, de melhor ator, melhor ator coadjuvante e o 3º lugar com a peça Em tempos de guerra.

Timothy – A vida de diversos artistas é permeada de inquietações com sucessos e frustrações. Neste espetáculo, o personagem Tim Burton mergulha em seu próprio universo sombrio e se depara com uma grande confusão envolvendo suas criaturas.

Trata-se de um texto original, criado para homenagear as produções cinematográficas de Tim Burton. O texto usa as personagens de diversos filmes e trechos de entrevistas do artista para compor mais uma fantasiosa aventura e deixar evidente a visão do artista em relação ao mundo que criou.