A exposição, de 10 a 27 de setembro,  reúne, entre outras obras, fotos do início da carreira do autor. Aberta ao público.

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC) estão completando 25 anos. Para comemorar essa data, o Espaço Cultural da Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebe, a partir do dia 10 de setembro, a mostra fotográfica ‘Confesso que Vi’, do fotógrafo Tadeu Nascimento. As obras ficarão expostas até 27 de setembro.

Comemorando, também, os quarenta anos de profissão, a exposição reunirá fotos do início da carreira do autor, incluindo algumas obras que estarão presentes pelo valor afetivo, principalmente as fotos vindas de películas. O expositor sempre aliou o ato de fotografar ao processo de revelação e ampliação.

Os trabalhos expostos abordarão o início do processo digital, dividido em dois períodos: o primeiro,  quando as câmeras digitais não apresentavam o mesmo resultado de uma película; o segundo trará uma fase mais atual, quando a foto digital tecnicamente superou a analógica. Para o autor, o atual momento da área fotográfica é a transformação da foto em imagem, pelo motivo de que toda foto é uma imagem, porém, não necessariamente o inverso.

“É inquestionável que a fotografia digital faz parte do processo tecnológico que vem revolucionando as técnicas de várias áreas, seja na medicina, na engenharia, na área de humanas… É algo irreversível”, comenta Nascimento.

A mostra tem o apoio cultural do Foto Louzada e da Moldura Minuto, do Shopping Balneário. E pode ser visitada de 10 a 27 de setembro, de segunda a sexta,  das 19h às 21h30m, no Espaço Cultural Unisanta,  Rua Oswaldo Cruz, 277. Entrada gratuita.

Para futuros profissionais que queiram trabalhar com a fotografia, Tadeu deixa uma mensagem. “Ela é uma arte e em determinado momento você poderá estar quebrando regras, padrões, inovando, destronando verdades. O processo de renovação muitas vezes causa críticas. Seja forte, não desanime!”.

Sobre o autor

Tadeu tem 63 anos, é jornalista, bacharel em Direito e fotógrafo com 41 anos de profissão. Iniciou na fotografia em 1977, com atuação independente, fotografando peças teatrais para diversos artistas, como Regina Duarte e Bibi Ferreira.

Foi correspondente fotográfico na Baixada Santista para o jornal Folha de S. Paulo nas décadas 80 e 90 e trabalhou como repórter fotográfico no Diário Oficial de Santos durante 25 anos, desde a primeira edição em 1989.

Nascimento realizou diversas exposições individuais e coletivas, inclusive sendo contemplado com premiações pelo seu trabalho. Dentre os prêmios, destaca-se a menção honrosa no 23º Concurso Fotográfico Internacional Nikon Contest, em 1993, com participação de mais de oito mil fotógrafos ao redor do mundo.

Possui várias publicações nos mais variados veículos de comunicação, incluindo jornais, revistas e livros, além de ter um vasto e diversificado banco de imagens fotográficas da cidade de Santos.

De 1991 a 2004, foi professor na Universidade Santa Cecília, nos departamentos de jornalismo, artes plásticas e publicidade.