O Escritório Modelo de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade Santa Cecília (Unisanta) realizará um novo estudo para viabilizar a reforma e a recuperação do Palácio da Polícia. A parceria foi proposta nesta segunda (19) em reunião realizada na instituição.

Na oportunidade, além da Alta Direção da Unisanta, estiveram presentes o diretor do Deinter-6, o delegado Dr. Manoel Gatto Neto, o deputado federal Júnior Bozella e o delegado seccional de Santos, Dr. Carlos Topfer Schneider.

“Nós temos já feito um projeto básico para a reforma do Palácio da Polícia Civil, mas ela está orçada em 30 milhões de reais. Agora nós precisamos baratear esse custo para poder tornar esse projeto exequível”, afirmou o diretor.
Ainda de acordo com Gatto Neto, a obra teria uma previsão inicial de dois anos. Após a visita dos docentes e alunos, será possível avaliar em quanto tempo esse prazo poderá ser reduzido.

“Agradeço à família Teixeira por nos ter recebido e mostrado mais uma vez seu espírito público em ceder voluntariamente seus professores e alunos para fazer esse projeto, não somente para a polícia, como para toda a comunidade santista. A palavra é dignidade. Um ambiente mais digno para os policiais trabalharem e também para atender a população”, disse o delegado do Deinter-6.

O deputado federal Junior Bozella foi o interlocutor da reunião. “Temos uma proposta muito grande com a questão que envolve a reforma do Palácio, então o Dr. Gatto me procurou para que a gente pudesse fazer uma interlocução com a Universidade Santa Cecília que tem uma preocupação muito grande com toda a Baixada Santista e essa questão de segurança pública. O Governo do Estado não tem recurso, ele não vai investir. Então, a gente precisa achar, dentro de uma maneira criativa, uma parceria que possa adequar o projeto à realidade financeira que o Estado vai ofertar para a Polícia Civil”.

Para o pró-reitor Administrativo da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira, a parceria soma-se a outros importantes projetos que levam a chancela da Engenharia da Unisanta.

“O Escritório Modelo é referência para o Estado e para o Brasil diante de tantos trabalhos que são feitos e que foram concluídos em termos de restauração, de estudos, entre os quais o projeto da Capitania dos Portos, do Museu de Pesca, do Valongo. Já existe um projeto em curso, mas com valores e orçamentos muito altos, então caberá a nós fazer um novo estudo para que haja a viabilidade do prédio, da recuperação desse importante patrimônio, não só em termos físicos, mas, acima de tudo, para o bem-estar e para a autoestima do próprio policial civil”, falou o pró-reitor.

Também participaram do encontro o delegado seccional de Santos, Dr. Carlos Topfer Scheinder, a reitora da Unisanta, Profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, a presidente, Dra. Lúcia Maria Teixeira, o diretor de Marketing, Prof. Me. Marcus Teixeira Penteado, o diretor administrativo, Marcelo Teixeira Filho, e o diretor da Faculdade de Direito, Dr. Norberto Moreira da Silva.