Rudá de Andrade

Diretor cinematográfico de renome internacional, Rudá empresta todo o seu talento e capacidade profissional ao documentário que traz para as telas, no documentário Renata, toda a emoção presente no livro Revolution 9.

Recentemente, Rudá desenvolveu notável trabalho na direção do Curta Documentário Pagu: Livre na imaginação, no espaço e no tempo, ganhador do Prêmio Exu Jorge Amado, no Festival Internacional de Cinema da Bahia. Enumerar os trabalhos de Rudá desde sua formação, em 1952, no Centro Sperimentale di Cinematografia, de Roma, é tarefa insana.

Rudá é hoje um dos maiores expoentes da cultura cinematográfica brasileira, estando diretamente ligado a projetos e trabalhos desenvolvidos pela Escola de Comunicação e Artes (ECA), da USP, MIS e Secretaria de Estado da Cultura, entre outras instituições e órgãos. Como diretor, tem prêmios importantes, como o da Jornada Internacional de Cinema da Bahia (Pão Nosso de Cada Dia) e o do Festival de Brasília ( Tchau Brás).

Marcello Tassara

Professor fundador do curso de cinema da ECA. Como autor, realizou aproximadamente 50 filmes documentais, experimentais e científicos. Coleciona prêmios e alguns dos principais festivais cinematográficos do País e Exterior, com trabalhos como Povo da Lua, Povo do Sangue (Grande Prêmio do Festival de Oberhausen, Alemanha) e A João Guimarães Rosa (Prêmio de melhor curta-metragem do 1º Festival de Brasilia, 1969). Tassara trabalhou ao lado de Rudá no Curta Documentário sobre Patrícia Galvão (Pagu).

Lívio Tragtenberg

O autor da trilha sonora especialmente composta para o documentário Renata é Lívio Tragtenberg, saxofonista e solista em concertos no Brasil, Estados Unidos e Europa. Tem vários CDs editrados, entre eles Othello, Pasolini Suite e Bazulaques Brasileiros. Escreveu os ballets º de ª, do Brasil (homenagem a Oswald de Andrade) e Parque Industrial (baseado no Livro homônimo de Patrícia Galvão). Escreveu musica para os filmes Um Céu de Estrelas, Através da Janela, Sermões, Mirramar, Mandarim, Bocage, o triunfo do amor, Latitude Zero e Brava Gente Brasileira, de Lúcia Murat, com o qual recebeu o Prêmio de Trilha Sonora, no festival de Cinema de Brasília, em 2000.

Esther Góes

Essa atriz dramática, das mais conceituadas no País, é quem empresta a voz à Renata Câmara Agondi, no documentário Renata. Esther Atuou em grandes montagens do teatro brasileiro. Ela se define como uma atriz de teatro, posteriormente apaixonada pelo cinema e que também adora fazer televisão. Sua formação, desde o tempo da Escola de Arte Dramática, é de profunda interessada na dramaturgia e na pesquisa teatral. E o teatro é no momento sua grande paixão em exercício. ‘O Abajur Lilás’, de Plínio Marcos, lhe conferiu o Prêmio Qualidade Brasil 2001, sob a direção de Sergio Ferrara. A carreira teatral de Esther inclui trabalhos como: ‘Santa Joana’, de Bernard Shaw (Prêmio Inacem – melhores produções de 1985); ‘O Que Mantém um Homem Vivo’, de Bertolt Brecht, (prêmio melhor atriz APCA, prêmio melhor atriz Governador do Estado/1974); ‘Mahagonny’, de Bertolt Brecht; ‘Não Tenha Medo de Virginia Woolf’, roteiro de Esther e Elias Andreato; ‘A Candida Erendira e Sua Avó Desalmada’, de Gabriel García Márquez, entre muitos outros. No cinema, a atriz participou de filmes como ‘Por trás do Pano’, de Luis Vilaça, e ‘A Hora Marcada’, de Marcelo Taranto.

Renato Borghi

Um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira. Ator e diretor premiadíssimo Mais de 60 anos de vida, dos quais mais de 40 de carreira artística. Depois de atuar no Teatro Brasileiro de Comédia, Borghi foi o criador, com Zé Celso Martinez Corrêa, do Teatro Oficina, nos anos 60. A parceria durou 13 anos e rendeu clássicos, como O Rei da Vela, de Oswald de Andrade. Borghi se revela com opiniões contundentes e personalidade por vezes frágil. “O teatro está num impasse: há o que é feito para agradar festivais e há o domesticado, que não se arrisca fora do que o público pede”, diz. “Precisamos provocar as pessoas para que elas gostem não só das coisas que lhe são familiares.”

Luís Vallandro Keating

Arquiteto, ilustrador e cartunista bissexto, mas de notável traço. Tem diversos trabalhos publicados, entre os quais A Praça Mauá na memória do Rio de Janeiro, com de organização de Paulo Bastos Cezar, Ana Rosa Viveiros de Castro; apresentação de João Augusto Fortes; fotografia de Sergio Miranda, Arnaldo Chain Richa, Marcelo Lipiani; a ilustração é dele, Luis Vallandro Keating; e o projeto gráfico de Frederico Nasser.

Tammy Weiss

A responsável pela direção de produção e assistente de direção de Renata, Tammy Weiss, traz no seu currículo a realização do curta-metragem Pequenos Poetas do Esgoto; a direção e produção do programa de TV Ação e Reação, da TV Santa Cecília, e a participação como assistente de direção e atriz do Musical Bananas ao Vento, encenado no Teatro do Sesc, em Santos.

Marcelo Bodadias

Responsável pela animação dos desenhos de Vallandro, Marcelo Bodadias registra passagens marcantes pela TV Bandeirantes e Produtora M7, de Campinas. Realizou animações para inúmeros comerciais institucionais, além de ter trabalhado no filme USP Recicla. No momento, finaliza o filme Pelé, o Atleta do Sécculo, de Anibal Massaini Neto.