O curso de Extensão em Roteiro de Ficção para TV e Cinema será realizado às quartas-feiras, das 19 às 22 horas, de 17 de março a 9 de junho, no Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).
O professor é o roteirista Luiz Caramez Rodrigues Junior, que em 2003 atuou na equipe de script doctors (profissional que detecta possíveis desvios ou problemas no roteiro), do Workshop de Roteiro à Distância, para os participantes do Concurso Nacional de Roteiros Cidade dos Homens. Segundo ele, o objetivo do curso é capacitar os interessados a escreverem um roteiro cinematográfico de curta duração (30 minutos).
O público-alvo são os profissionais de agência de propaganda, veículos de comunicação e produtoras cinematográficas, e pessoas interessadas em aprender a roteirizar um projeto individual.
“Não vou ensinar fórmulas e sim mostrar todas as ferramentas técnicas que existem para fazer um bom roteiro”, diz.
Todas as aulas terão suporte visual com exemplos de cenas e seqüências inteiras de filmes nacionais e internacionais.
O professor irá encaminhar exercícios para a casa dos alunos, dar sugestões de filmes para serem discutidos em aula e arquivos importantes que servirão de leitura complementar.
“O roteiro é um exercício contínuo da escrita, nada mais é do que escrever a mesma coisa só que buscando melhorá-la. Para escrever um bom roteiro é preciso mergulhar no assunto, vivenciá-lo”, completa o roteirista.