Presidente Prudente é a segunda cidade do interior paulista a receber a Mostra de Pagu, desde quarta-feira (21) e até 28 de julho, na Oficina Cultural Timochenco Weby, situada na Avenida Manoel Goulart, nº 2109. A promoção é da Universidade Santa Cecília e da Secretaria de Cultura do Estado, e a realização da escritora e pesquisadora Lúcia Maria Teixeira Furlani, com produção de Rudá de Andrade.
O material exposto é extraído do livro homônimo Croquis de Pagu e Outros Momentos Felizes que Foram Devorados Reunidos, com textos e organização de Lúcia (Editoras UNISANTA/Cortez), lançado em maio, e que pode ser encontrado nas principais livrarias. Tanto no livro (128 páginas), como na exposição, podem ser conhecidos os desenhos que permaneceram inéditos 75 anos no Caderno de Croquis de Pagu, além de outros que a Musa do Modernismo dedicou à Tarsila do Amaral, no Álbum de Pagu.
As duas produções são de 1929, período em que Patrícia Galvão emerge no Modernismo, sob a tutela de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. Lúcia incluiu no livro e na exposição, fotos de momentos importantes de Pagu, além de amplo material de pesquisa, como jornais, de 1931 a 1959.

Outras obras – Lúcia Teixeira Furlani é também autora do livro, em quinta edição, e do videodocumentário homônimos, Pagu, Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo, obras que têm sido objeto de estudos em universidades no exterior e no País, e que também foram usadas para pesquisas da minissérie da TV Globo Um só coração e para a atriz e diretora da peça Pagu Que, a qual estreou em maio, na Capital.
Dirigido por Rudá de Andrade e Marcelo Tassara, o documentário Pagu foi premiado na 28ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia. Doutora em Psicologia da Educação e diretora-presidente da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Lúcia Maria Teixeira Furlani é ainda autora dos livros Claridade da Noite – O Ensino Superior Noturno e Fruto Proibido – Um Olhar sobre a Mulher.

Próximas exposições – Em agosto, de 1º a 10, a mostra itinerante sobre Pagu estará em Bauru, na Oficina Cultural Glauco Pinto de Morais, na Rua Amazonas, nº 1; de 21 a 28 de agosto, em Ribeirão Preto, na Oficina Cultural Cândido Portinari, no Alto do São Bento, s/nº.
No mês de setembro, ela estará em Campinas (primeira quinzena) e Iguape (segunda quinzena; em outubro, Sorocaba (primeira quinzena) e São Carlos (segunda quinzena), e em novembro, São João da Boa Vista (primeira quinzena) e Limeira (segunda quinzena). Em uma segunda fase, a exposição percorrerá mais 11 municípios.