A sessão será realizada às 19h30 e celebrará os 20 anos de ações culturais de cinema dentro da Universidade

Que tal sentir o sabor do filme, seu aroma e poder tocar em seus sentidos? Essa é a proposta do Cine Imersão “Afeto no Cinema”, realizada pelo Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em parceria com a produtora Ricci Filmes.

As imersões realizadas serão a partir da narrativa e cenas dos filmes “O céu que nos protege”, de Bernardo Bertolucci e “Me chame pelo seu nome”, de Luca Guadagnino. Importante assistir aos filmes antes, já que serão exibidas e comentadas cenas chaves sobre a narrativa dos filmes.

Com abordagens da psicóloga Márcia Atik, do cineasta Eduardo Ricci, entre outros convidados, e que serão informados em breve, haverá experiências com realidade virtual e liv via o canal no Youtube #LabCineUnisanta.

A sessão celebrará os 20 anos de ações culturais em cinema, dentro da Unisanta, pelo cineasta e fotojornalista Eduardo Ricci. Na oportunidade, haverá também o lançamento do início da coleta de dados para a criação do Mapa Cine Afetivo de Santos. Ambos os motivos de celebração estão ligados ao afeto pela sétima arte, e que deram origem ao Cineclube Lanterna Mágica.

Ricci realizou, em 25 de maio de 1998, o 1° Encontro de Cinema da Unisanta. O  evento reuniu artistas, realizadores de cinema, professores, alunos universitários e interessados em cinema cultural para falar sobre os 50 anos de influência de cinema na cultura santista. Uma referência e homenagem ao Clube de Cinema de Santos, fundado em outubro de 1948 e, a partir de 1950,  presidido pelo cineclubista Maurice Legeard.

A sessão de Cinema Afetivo acontecerá dia 7 de junho, às 19h30, na Sala Maurice Legeard de Cinema, no 5º andar, localizado no Bloco E da Universidade, entrada pela Rua Cesário Mota, 8, Santos/SP. O evento é gratuito, mas é necessário chegar 15 minutos antes,  para a retirada de ingresso.

Mapa Cine Afetivo de Santos – A  Cidade de Santos tem um grande histórico de amantes de cinema e de ser cenário para muitos filmes, devido a seu legado artístico, arquitetônico e sóciopolítico na história brasileira. Para unir esses dados dentro de um mapa interativo, a Produtora Ricci Filmes está realizando,  em parceria com o LabCine Unisanta, pesquisas e estudos sobre o cinema santista.

A Produtora convida a todos que tenham  informações e que queiram compartilhá-las,  para   estarem presentes na Sessão Cine Imersiva. O objetivo é lançar o site e aplicativo do Mapa, em 24 de março de 2019, quando o Cineclube Lanterna Mágica completará 20 anos de ações cine culturais. Em breve,  mais detalhes serão informados sobre o Mapa Cine Afetivo de Santos, na página das redes sociais.

Filmes base do Cine Imersão “O Afeto no Cinema” *

O Céu Que Nos Protege, de Bernardo Bertolucci (EUA, 1990)

Logo após o final da 2ª Guerra Mundial Kit (Debra Winger) e Port Moresby (John Malkovich), um casal de americanos que vive em Nova York, viajam para a África. Eles não se consideram turistas, mas viajantes, pois o turista quando chega já pensa em voltar, enquanto o viajante pode nem voltar. George Tunner (Campbell Scott), um amigo do casal e turista,  os acompanha. Kit e Port esperam que novas experiências lhes dê um novo rumo na vida, reconstrua o amor e preencha suas vidas vazias, pois a relação está em crise e,  se algo não acontecer, o casamento tende a acabar.

Me Chame Pelo Seu Nome, de Lua Guadagnino (ITA, 2017)

O sensível e único filho da família americana com ascendência italiana e francesa Perlman, Elio (Timothée Chalamet), está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda quando chega Oliver (Armie Hammer), um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai. Serão exibidas cenas chaves sobre ambos os filmes. Os realizadores pedem para que o público assista antes aos filmes.

Mais informações sobre o evento pelo telefone: 13 3202-7100, ramal: 257 (das 15h às 19h), e-mail: ou no blog do Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta.

A Unisanta recebe eventos culturais – A Universidade Santa Cecília (Unisanta) está de portas abertas para receber eventos e exposições que levem  cultura e informação para os alunos dentro do Campus. Além do Cinema Afetivo, quem for à Biblioteca da Saúde no 5º andar do Bloco E, pode apreciar a exposição fotográfica “Mata Urbana em fotos, ” do fotógrafo e arquiteto Marcos Piffer.

A mostra fica aberta ao público até dia 22 de junho. E o Espaço Cultural Unisanta, no Bloco M da Universidade, está recebendo até dia 31 de maio, a exposição “Forma e Cor”,  do professor do Colégio Santa Cecília e Universidade, Elver Savietto. São 40 esculturas policromadas que poderão ser manuseadas pelo público.