No próximo dia 24 de março, o Cineclube Lanterna Mágica irá comemorar 20 anos de existência.  As celebrações começam com a realização do Escape Room – Lanterna Mágica, que acontecerá na semana de aniversário do Cineclube, nos dias 27 e 28 de março, às 20h, na Sala Maurice Legeard de Cinema (bloco E, 5º andar, na Universidade Santa Cecília, Rua Cesário Mota, 8, Santos/SP).

A entrada é gratuita, mas é necessário fazer reserva pelo e-mail: cinelanternamagica@gmail.com, e chegar 15 minutos antes para retirada do ingresso, sujeito à lotação. Serão duas noites de muitas surpresas e enigmas para decifrar o amor ao cinema, com participação especial da cantora Alice Mesquita, na primeira noite. Esta é uma produção do LabCine – Unisanta, em parceria com a produtora Ricci Filmes.

Durante o ano inteiro acontecerão outras ações para celebrar as duas décadas de Lanterna Mágica. Começará em abril o Ciclo “Para Sempre Cinema”, a ser realizado em quintas intercaladas, às 19h, até novembro. O Ciclo abordará a forma e o conteúdo de filmes que tem o cinema como parte do tema central de suas narrativas, antes da sessão haverá degustação de alimentos que dialoguem com o filme exibido na noite.

O espectador participara de uma sessão imersiva com gastronomia, filmes e com diálogos sobre a experiência vivenciada, logo após a exibição.  A lista dos filmes será divulgada no início de abril.

Em maio começará o curso livre “Cinema Imersivo com Projeção Mapeada”, uma iniciativa da produtora Ricci Filmes para criar conteúdos usando a cidade como tela e cenário em tempo real, mais informações sobre o curso serão publicadas em breve na página da produtora, no Facebook.

Já em julho será a vez do 11° Cineme-se – Festival da Experiência do Cinema celebrar os 20 anos de criações do Cineclube, com uma programação especial sobre a mágica do movimento ilusório no cinema. O Festival acontecerá entre os dias 18 e 21 de julho, em Santos e São Paulo.

Um novo escape room vai encerrar o ano de celebrações, com um projeto baseado nas pesquisas e ações sobre a criação do Mapa Cine Afetivo de Santos. Haverá atividades em realidade virtual, performance com sistema de leitores de movimento, projeções mapeadas e gastronomia de boteco e molecular. Estas são ações integrantes das investigações do grupo de pesquisadores do LabCine – Unisanta. Toda a programação é gratuita, com exceção do curso livre de cinema imersivo.

Mais informações pelo e-mail: cinelanternamagica@gmail.com, pelo telefone: 13 98230-4599, site e nas redes sociais: Facebook ou Instagram.

Veja a relação completa da programação dos 20 Anos de Lanterna Mágica:

– Escape Room – Lanterna Mágica > 27 e 28/03 – 20h – Cineclube

– Exposição Cineclube Lanterna Mágica – Ano 20 > Abril/2019

– Curso Livre – Cinema Imersivo e Projeção Mapeada > Maio a Julho/2019

– Ciclo Para Sempre Cinema > Abril a Novembro/2019

 11° Cineme-se – Festival da Experiência do Cinema > 18 a 21/07

– Lançamento do Mapa Cine Afetivo de Santos > 19/09

– Escape Room – Lanterna Mágica II > Novembro/2019