Ganhador dos prêmios Curta Santos (2002) de melhor roteiro e Plínio Marcos – Texto e Contribuição Artística no mesmo ano, o curta-metragem Vila Belmiro foi produzido pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Santos (Secult). A direção é de Gilson de Melo Barros e a trilha incidental de Gilberto Mendes. A atriz Bete Mendes é um dos destaques do elenco.

Com 25 minutos, Vila Belmiro estará em circuito comercial até o dia 3/07, no Cine Arte Posto 4, em Santos, acompanhando o programa de longa metragem. Será exibido às 16, às 18h30 e às 21 horas. Dia 7 de julho, às 21 horas, será apresentado no Cine Sesc, em São Paulo e, dia 10 de julho, às 21 horas, na Pinacoteca Benedicto Calixto.

O filme mostra a memória santista na época da revolução de 64, focalizando o drama de Jacirema, viúva de Juremar e mãe de quatro filhos, todos portuários, vítimas de perseguição política. Bete Mendes, que vive a protagonista na idade madura, não atuava em cinema há 23 anos, desde Eles não usam black-tie. A cantora Cida Moreira faz uma participação especial.

As locações foram feitas no bairro e no estádio de Vila Belmiro, no porto e no centro de Santos.

Elenco – Integram o elenco Miguel Hernandes, Vanise Peixoto, Juliana Ribeiro, Zellus Machado, Tomaz Júnior, Raquel Rollo, Valentina Resende, Thamaz Júnior, André Leahun e Zeca Sampaio, entre outros. E ainda: Luciano Garcia, fotografia; Ethel Weitzman, câmera; Wagner Parra, sonoplastia. A produção é de Eli Oliveira, Daniel Alves, Cristiana Gonzaga, Lola Assaf e Luís Carlos Dutra.

Vila Belmiro foi montado inicialmente para teatro pelo TEP. A versão teatral recebeu dois prêmios no IV Festival de Cenas TESCOM (FESCET): categorias texto original e melhor espetáculo (júri popular).