Documentos originais da década de 30 sobre a primeira prisão de Patrícia Galvão, a Pagu, na Cadeia Velha, em Santos (SP), os quais integram o material de pesquisa da escritora Lúcia Teixeira Furlani, foram mais uma vez alvo de pesquisa da atriz Miriam Freeland, que interpreta Pagu na minissérie Um Só Coração, da Rede Globo. Miriam veio à cidade, na manhã desta terça-feira, dia 9, para participar de matéria do programa Vídeo Show.
Depois de gravar imagens na praia, um dos locais preferidos de Pagu, em Santos, Miriam conheceu o presídio onde Patrícia Galvão ficou detida e entrou para a história como a primeira mulher presa no Brasil por motivos políticos. Hoje, a Cadeia Velha é sede da Oficina Cultural Pagu, mantida pelo Governo do Estado. Fotos da militante política e a matéria que trata de sua prisão foram mostrados por Lúcia à atriz, antes das gravações para o programa.
Toda a pesquisa de Lúcia Teixeira Furlani, incluindo o livro e o vídeo: Pagu – livre na imaginação, no espaço e no tempo, estão servindo de inspiração para a criação da personagem Pagu na minissérie, pois retratam o período desde 1922 até a morte da jornalista Patrícia Galvão. Da mesma forma, a autora da minissérie, a escritora Maria Adelaide Amaral, utilizou a pesquisa de Lúcia para desenvolver o roteiro de sua obra.
Para elaborar a matéria do programa Vídeo Show, que irá ao ar em breve, a produção teve como base de pesquisa o livro e o vídeo de Lúcia, sobre Pagu, considerados pela equipe da Rede Globo como uma “Bíblia” sobre o assunto.

Teatro – Recentemente, a atriz e diretora teatral Christiane Tricerri esteve na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), da qual Lúcia é diretora-presidente, com o intuito de buscar subsídios para seu trabalho de interpretação e direção na peça sobre Patrícia Galvão, que deverá estrear no mês de abril.

Também em abril, Lúcia Teixeira Furlani lançará uma exposição inédita com desenhos feitos por Pagu. A mostra será inaugurada dia 22/04, na UNISANTA, com a presença de Miriam Freeland, Rudá de Andrade (filho de Pagu e Oswald de Andrade), entre outros convidados. Também será exposta no Museu da Imagem e do Som (MIS), na Capital, e percorrerá as Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.