Painéis, que retratam a história dos profissionais de Santos, ficarão expostos até dia 26/3 no pátio do Bloco M da Unisanta, na Rua Oswaldo Cruz, 277. A instalação foi projetada em labirinto, no formato da logomarca da AEAS.

O presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), engenheiro Rui Evangelista dos Santos, esteve na Universidade Santa Cecília (Unisanta) para inaugurar a exposição itinerante comemorativa pelos 80 da associação. A Unisanta foi a primeira universidade da região escolhida para receber a mostra.

Na oportunidade, o presidente foi recebido pelos diretores da Faculdade de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo da Unisanta, engenheiros Antonio de Salles Penteado e Áureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo, além do arquiteto e professor da Unisanta, Daniel Proença, um dos idealizadores da exposição.

Evangelista dos Santos falou sobre a escolha da Unisanta para receber a mostra. “Não poderia ser diferente. A Unisanta tem tradição no ensino de Engenharia na Baixada Santista, foi a pioneira. E a AEAS quer estreitar o relacionamento com os universitários, futuros profissionais, e mostrar a importância de uma instituição que chegou aos 80 anos de existência”.

Intitulada “Percurso e Panorama dos Profissionais da Área Tecnológica na cidade de Santos”, a mostra tem  34 painéis que exibem, além da história de uma das mais antigas Associações de Santos, a trajetória dos profissionais das áreas das Engenharias e Arquitetura na cidade.

A instalação foi projetada em labirinto, no formato da logomarca da AEAS. “O visitante vai poder entrar na logomarca e,  lá dentro,  ele vai ver uma linha do tempo contando a história, aprendendo como foi a evolução dessas duas categorias importantes para a sociedade”, comenta Sérgio Willians, curador da exposição, jornalista e escritor.

Aberta a alunos de todos os cursos, mas principalmente aos de Arquitetura e Engenharias, a exposição  tem o objetivo de instigar e despertar o interesse das pessoas em conhecer um pouco mais sobre as duas profissões. “É uma exposição para refletir, para aprender e se deleitar”, diz.

Ciclo de palestras da AEAS

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos também promove ciclos de palestras nas áreas da Engenharia. Interessados na programação deverão comparecer à Associação e fazer um agendamento no local. A Unisanta receberá somente a exposição.

A mostra “Percurso e Panorama dos Profissionais da Área Tecnológica na Cidade de Santos” têm o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA), da Mútua, empresa que faz a parte de previdência da categoria de Engenheiros e da própria Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos. Ficará aberta até o dia 26 de março, no Bloco M (Rua Oswaldo Cruz, 277)

.