Inspirados nos mosaicos gregos e romanos, nas obras do arquiteto catalão Gaudi e na escadaria do artista chileno Selarón, no Rio de Janeiro, alunos do 2°s e 3°s anos do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília estão aplicando os conhecimentos artísticos adquiridos na sala de aula em um trabalho que está trazendo cores aos degraus da instituição.

Cerca de 270 alunos participam do projeto de confecção de mosaicos de cerâmica, que estão sendo aplicados na escadaria do Bloco D. A partir de técnicas diretas e indiretas, os estudantes pintam as cerâmicas, levam à arte ao forno, cimentam e a aplicam diretamente nos degraus ou com a utilização de talagarças. A atividade é desenvolvida nas aulas de Educação Artística do Prof. Elver Savietto.

“O cidadão sem cultura não é completo. A intenção é educá-los culturalmente para que eles saibam quais são as condições reais de realização do trabalho de um artista, além de poder projetar qual a dificuldade que ele teve para pintar um painel ou quadro”, explica o docente.

A ideia para o desenvolvimento do projeto nasceu no Atelier de Arte do Colégio, no 5º andar do Bloco D. É lá que o trabalho teve início e os primeiros degraus estão expostos ao público. De acordo com Savietto, a intenção é dar continuidade ao projeto com as próximas turmas do Ensino Médio e cobrir toda a escadaria do Bloco D, até o térreo.

Os alunos gostaram muito da experiência. “O trabalho estimula a nossa criatividade. É uma atividade diferente. Fico ansiosa esperando as aulas do Prof. Elder, e as vezes, subo até mais cedo do intervalo para ficar pintando”, explica a aluna Lorena Santana, do 1º ano do Bloco B, que se inspirou na arte abstrata na confecção de suas cerâmicas.