Concorrendo com inscritos de faculdades de todo País, dois alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) se classificaram em terceiro lugar no Prêmio Geniuz, concurso nacional de iluminação promovido pela General Elétric. Bruno Franzese Campos e Leandro Paula Neves, do 4º ano, ficaram em terceiro lugar na categoria Novos Talentos, com seu projeto de iluminação da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, do Guarujá.
Um dos diferenciais do projeto é que a única fonte de energia utilizada é a solar, proveniente de placas fotolíticas. Os acadêmicos procuraram interferir o menos possível no edifício, que é tombado pelo patrimônio nacional, valorizando sua identidade arquitetônica. A entrega do prêmio será dia 9/05, às 20 horas, no Hotel Sofitel RJ,Copacabana.
As luminárias seguem uma modulação pré-estabelecida e se repetem ao longo dos muros. Todos os materiais empregados são de alta resistência à corrosão e à maresia, fator de extrema importância, já que a construção está situada numa ilha. As peças são de encaixe, o que facilita a montagem, manutenção e eventual substituição, explicam Franzese Campos e Neves.