Cineclube da Unisanta realiza Sessão Imersiva sobre depressão

101

O Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília, faz uma celebração aos 100 anos de nascimento de Bergman, com o objetivo de revisitar a cinematografia e a arte do cineasta. Para fazer este “mergulho” na obra do cineasta, o Cineclube realizará uma sessão imersiva, com ações interativas sobre os temas depressão e identidade, a partir da exibição do filme “Persona” (SUE, 1966), de Ingmar Bergman. O encontro está marcado para o dia 30 de agosto, às 15h, na Sala Maurice Legeard de Cinema (Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão, Santos/SP – Bloco E, 5º andar, Unisanta). Vagas limitadas, faixa etária a partir de 16 anos. É necessário chegar 15 minutos antes para retirada de ingressos gratuitos.

Após a exibição do filme, haverá um bate-papo transmitido ao vivo via Facebook, com degustações de sabores surpresas, comentários do cineasta Eduardo Ricci e trocas de impressões com convidados e os pesquisadores integrantes do LabCine Unisanta, junto ao público presente e on-line.

Filme em cartaz

“PERSONA”, de Ingmar Bergman (SUE, 1966)

Sinopse: Uma atriz teatral de sucesso sofre uma crise emocional e para de falar. Uma enfermeira é designada a cuidar dela em uma casa reclusa, perto da praia, onde as duas permanecem sozinhas. Para quebrar o silêncio, a enfermeira começa a falar incessantemente, narrando diversos episódios relevantes de sua vida, mas, quando descobre que a atriz usa seus depoimentos como fonte de análise, a cumplicidade entre as duas se transforma em embate.

Iniciativa
O LabCine é um grupo de produção e pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas, na área de Cinema e Audiovisual, ligado ao Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília. É formado por professores, alunos e convidados que desenvolvem estudos e práticas sobre narrativas imersivas em Cinema Expandido e sua interação no espaço da Cidade Criativa, com geração de conteúdo para publicações acadêmicas e nas redes sociais sobre o tema central da pesquisa.