Maestro João Carlos Martins e Orquestra Bachiana Filarmônica e os 50 anos do Complexo Educacional Santa Cecília

A história de superação e talento do maestro e pianista João Carlos Martins foi entrelaçada por ele mesmo à história de sucesso do Complexo Educacional Santa Cecília (Colégio e Universidade Santa Cecília), em noite memorável que celebrou o cinquentenário da Instituição. Martins e sua Orquestra Bachiana Filarmônica se apresentaram no Teatro Coliseu, para representantes dos mais importantes segmentos da Baixada Santista.

Os fundadores do Complexo Educacional, dr. Milton Teixeira, professoras Nilza Teixeira e Emília Maria Pirilo, a Reitora, drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, a Presidente, a drª. Lúcia Maria Teixeira, e o Pró-Reitor, dr. Marcelo Teixeira, foram homenageados em sessões especiais na Assembeia Legislativa do Estado de S.Paulo e na Câmara Municipal de Santos.

2012 – DE VOLTA ÀS RAÍZES. O 1º CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

• A legendária casa da Rua Rodrigues Alves, onde teve início a Escola Primária Santa Cecília, readquirida em 2011 pela Família Teixeira, foi restaurada. Além de se tornar um centro de memórias, atualmente é sede do Grupo das Andorinhas, que trabalha com moradores de rua e desenvolve ações sociais em parceria com prefeituras e entidades de servir.

• Complexo Educacional perde Milton Teixeira, o inesquecível fundador.

• Santaportal: novo veículo de comunicação para a Baixada Santista, ligado ao Sistema Santa Cecília de Comunicação – Rádio e TV Educativas.
• Criação do Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreira (NDC), que apoia gratuitamente alunos, ex-alunos e a comunidade em assuntos relacionados ao mercado de trabalho.
• Inclusão da Unisanta no Grupo de Excelência do MEC. Apenas 9,83% de Instituições de Ensino Superior do País tiveram esse reconhecimento.

2013

• Criado o Juizado Especial Cível – Anexo Unisanta no terminal de passageiros – CONCAIS, o primeiro conhecido em portos do mundo.
• Inauguração do 17º edifício da Unisanta, edifício João Paulo Tavares Papa, na Rua Cesário Mota. Abriga novas clínicas de Saúde, laboratórios para pesquisas nas áreas tecnológica, de engenharia e de biologia, secretarias, além de salas de aulas para a graduação, pós e mestrados.

2014

• Expansão do Centro de Educação a Distância e das pesquisas em diversas áreas. Unisanta oferece 10 cursos de EaD, entre Bacharelados, Licenciatura e Tecnólogos.
• Credenciamento de Unidades de Pesquisas da Unisanta pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), unidades de pesquisas ligadas aos Mestrados de Engenharia e Ecologia.
• Inauguração do novo Centro de Diagnóstico por Imagem, a Sala de Interpretação Radiológica e o Laboratório Multidisciplinar de Odontologia.

2015

• Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) assina convênio inédito, em benefício do Porto e da Comunidade.
• Unisanta e Praticagem de Santos assinam convênio inédito na América do Sul, para intercâmbio de dados meteorológicos e oceanográficos da hidrodinâmica local. Nova fase de estudos do NPH, utilizando a Modelagem Numérica, desenvolvida desde 1996.
• Criado o Núcleo de Inovação Tecnológica NIT – Patentes e Registros de Softwares.

• O 1º Mestrado em Direito da Saúde do País.
• Autorizados 31 polos de EaD em diversos estados.
• O Ministro do STJ, Prof. Dr. Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin, proferiu a Aula Inaugural do Stricto Sensu em Direito.
• Criação do Curso de Rádio, TV e Internet.
• 25 anos do Laboratório de Ecotoxicologia. Mais de 3000 ensaios e pesquisas científicas.
• Primeira patente registrada da Unisanta pelo Instituto Nacional de Produção Industrial, referente a software que ajuda os médicos a diagnosticar câncer.
• O Centro Institucional de Pesquisa da Unisanta, fundado em 2002, promoveu o 8º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em 2016. Registrou vários prêmios de alunos nos últimos Congressos Nacionais de Iniciação Científica.
• Intercâmbio com a Universidade de Almeria, na Espanha (energia solar).
• V Encontro Nacional de Pós-Graduação reúne pesquisadores de diversas cidades brasileiras.

2017

• Santa Cecília TV completa 20 anos de transmissão e recebe homenagem da Câmara Municipal de Santos em comemoração
  • Início do Mestrado em Auditoria Ambiental

2018